A 18a FEICULTE – Feira Cultural Espírita 2020é um evento promovido pela USE DISTRITAL VILA MARIA
Neste ano de 2020 foi adotado o formato virtual para manter sua tradição de levar conhecimento e cultura ao seu público.
Dando início ao evento, que em 2020 completa 18 anos e escolheu o tema central “Educar para evoluir”, aconteceu a primeira palestra, intitulada “O papel da escola no crescimento do ser”, com o expositor Aluísio Afonso.
PAPEL DA ESCOLA NO CRESCIMENTO DO SER
Professor e integrante da USE Penha, Aluísio Afonso destacou que família e escola são os dois principais elementos para educação do indivíduo, sendo que a segunda tem uma proposta formal e sistematizada, enquanto a família de modo informal.
Segundo a Unesco, o processo educacional se baseia em 4 pilares:
- Aprender a conhecer
- Aprender a fazer
- Aprender a conviver
- Aprender a ser
Dentro dessa proposta, também discorreu sobre a função e o papel da escola, lembrando que ela deve, além de instruir – através de um programa bem elaborado, metodologia adequada e professores capacitados -, formar livres pensadores.
“A escola deixa marcas em nossa vida“, afirmou Aluísio, lembrando que tendo em vista o tempo médio de vida de uma pessoa, passamos pouco tempo dentro do ambiente escolar. Contudo, um processo bem elaborado, permite que a pessoa continue a aprender mesmo após sair da escola.
Segundo ele, que atua como professor há muito tempo, conhecendo o ambiente escolar, ainda há muito a ser melhorado, contudo podemos ver transformações significativas nos últimos anos, entre elas: acolhimento do aluno com necessidades especiais, que no passado aprendia em um ambiente separado; maior diversidade, etc.
Para ele, por mais falha que seja a escola – e ele vê espaço para muitas melhorias – “é muito melhor uma criança na escola do que na rua!“. Isso porque a escola é muito importante para vida do aluno, sendo um excelente lugar para aprender – e ensinar.
A DOUTRINA ESPÍRITA E O CRESCIMENTO DO SER
O expositor também enfocou o papel da Doutrina Espírita na vida do espírito que está na fase inicial da etapa reencarnatória, em idade escolar, lembrando que os ensinamentos espíritas são muito importantes para:
- Socialização do indivíduo, sendo também um meio para chegar a Deus – vide questões 768 a 774 de O Livro dos Espíritos;
- Desenvolvimento do intelecto e da moral – conforme 776 a 780, questões da obra inaugural do Espiritismo;
- Busca ao conhecimento de si mesmo e do mundo – vide perguntas 610, 802 e 919 da obra citada anteriormente.
Obviamente que, não tendo a função espiritual, a escola só educa o ser biológico. Portanto, a Casa Espírita possui um papel muito importante para a formação educacional dos espíritos reencarnados, no sentido de ver cada pessoa como um ser integral, formado pelo corpo físico, perispírito e espírito.
Aluísio, contudo, frisou que para que a mensagem espírita possa ser entendida e colocada em prática, transformando a essência do encarnado, é preciso que o estudo doutrinário seja feito de modo participativo, aproximando a Doutrina Espírita do cotidiano das pessoas.
FEICULTE 2020: 18 ANOS DE HISTÓRIA
A Feiculte 2020 ocorrerá por todo o mês de outubro, com palestra e expositor diferentes em cada sexta-feira, a partir das 20H15 – confira:
- 09.10: Função da família na evolução do ser, com Antonio Carlos Amorim
- 16.10: Colaboração do Espiritismo para a Educação, com Heloísa Pires
- 23.10: Da informação à ação, com Fernando Maeda
- 30.10: Debate: Melhorando o indivíduo para melhorar a sociedade
Como comemoração à maioridade do evento, a USE Distrital Vila Maria lançou o eBook Feiculte: 18 anos de história, um belo registro histórico da feira desde sua primeira edição. Clique e conheça:
Se você assistiu a excelente palestra do professor Aluísio Antunes, pode rever. Se não viu, pode acessar clicando no link abaixo:
Leave a comment