QUEM SOMOS

Somos um órgão da UNIÃO DAS SOCIEDADES ESPÍRITAS DO ESTADO DE SÃO PAULO – USE ESTADUAL, associação civil sem fins lucrativos, que congrega e representa o Movimento Espirita no estado de São Paulo junto ao Conselho Federativo Nacional, abreviadamente CFN, criado em consequência do “Pacto Áureo” (assinado em 5 de Outubro de 1949), que por sua vez é o órgão de Unificação da Federação Espírita Brasileira (FEB).

O trabalho de Unificação do Movimento Espírita é uma atividade-meio que tem por objetivo fortalecer e facilitar a ação do Movimento Espírita na sua atividade-fim, que é a de promover estudo, a difusão e a prática da Doutrina Espírita. A implementação deste trabalho dá-se por meio da união dos Centros Espíritas e demais Instituições Espíritas, os quais, sem perder a sua autonomia e liberdade de ação, conjugam esforços e somam experiências, com o objetivo de fortalecer e aprimorar as atividades do Movimento Espírita em geral.

A USE - REGIONAL DE SÃO PAULO, é um dos 24 órgãos que compõem a USE ESTADUAL e que tem por objetivos primordiais auxiliar as instituições espíritas a colocar em prática a Doutrina Espírita através de atividades desenvolvidas organizadamente, encontros fraternos, congressos, palestras, edições de livros, etc. Nossa missão é trabalhar pela UNIFICAÇÃO do Movimento Espírita na Grande São Paulo, com exceção da região do ABC.

COMISSÃO EXECUTIVA  (Gestão Maio-2021 a Maio-2024)

Edmar Galves de Lima (Presidente)

Jose Silvio Spinola Gaspar (1º Vice Presidente)

Adilson Lofredo (2º Vice Presidente)

André Luiz Galembeck (1º Secretário) in memorian

Marco Antonio Soares de Oliveira (2º Secretário)

Luiza Cecília da Silva (3ª Secretária)

João Marcos Marcolino (3º Secretário) (substituído a pedido)

Eva Barbosa Bugolin (1ª Tesoureira)

Edilson Carmin de Freitas Junior (2º Tesoureiro). 

 

O QUE FAZEMOS

  • Trabalhar pela UNIFICAÇÃO do movimento espírita do município de São Paulo e orientar sua prática com base nas obras fundamentais codificadas* por Allan Kardec e nas obras subsidiárias.

*Allan Kardec não inventou nem fundou a Doutrina Espírita, que em realidade provém do plano espiritual. Ele, na qualidade de excelente pedagogo, empreendeu a gigantesca tarefa de codificar (consolidar) os ensinos ministrados pelos Espíritos Superiores.

  • Congregar todos os Centros, Grupos e Instituições Espíritas do município, a fim de que eles se orientem pela codificação de Allan Kardec...

 

O que não fazemos

  • Opinar sobre questões particulares das Casas Espíritas e dos Espíritas;
  • Impor pensamentos e opiniões;
  • Vincular o Movimento Espírita à interesses político-partidários;
  • Apoiar iniciativas contrárias ao pensamento da codificação contida nas obras fundamentais da Doutrina Espírita;
  • Interferir na estrutura e funcionamento das Casas Espíritas;
  • Interferir no trabalho das Casas Espíritas.