Diretor Marco Antônio dos Santos
     1ª Secretária Valquíria Takahara Rabello
     2ª Secretaria Ricardo Perin
E-mail: infancia@useregionalsp.org.br

O Departamento de Infância se dedica a promover ações de formação e capacitação que auxiliem os evangelizadores/educadores espíritas a realizar a semeadura do Evangelho de Jesus, que contém todo o ensinamento espírita, no solo dos corações infantis, de forma que as crianças sintam, reflitam e vivam a moral do Cristo em sua mais profunda expressão.

Sabemos que para o Espírito que reencarna o período da infância é o momento em que se encontra mais acessível e receptivo às impressões que recebe, para que estas possam auxiliá-lo em seu adiantamento. Assim, a educação deve voltar-se ao despertar dos valores morais do Cristo, à vivência dos valores morais em pensamentos e ações. Como bem diz Emmanuel: “Há necessidade de iniciar-se o esforço de regeneração em cada indivíduo, dentro do Evangelho, com a tarefa nem sempre amena de autoeducação. Evangelizado o indivíduo, evangeliza-se a família; regenerada esta, a sociedade estará a caminho de sua purificação, reabilitando-se simultaneamente a vida do mundo.”  (Emmanuel – Francisco Cândido Xavier)

Portanto, faz-se necessário que também despertemos para a tarefa assumida por todos nós antes de reencarnarmos, pois “não podemos, sem graves comprometimentos espirituais, sonegar às crianças e aos jovens, as luzes do Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, fazendo brilhar em seus corações as excelências das lições do excelso Mestre com vistas à transformação das sociedade terrestres para uma nova humanidade.” (Bezerra de Menezes – Sublime Sementeira – FEB)

Público-alvo:

Evangelizadores/educadores espíritas, sem deixar de trabalhar também como os pais, dado que estes desempenham papel central na formação moral de seus filhos.

Ações:

Buscamos promover a união e a troca de experiências através de encontros, rodas de conversa, oficinas e reuniões gerais. Além disso, oferecemos apoio às distritais e intermunicipais ligadas à Regional de Sâo Paulo, com o fim de fortalecer a tarefa de evangelização, sua divulgação e prática efetiva nas casas espíritas.

Objetivos:

Ações voltadas aos Centros Espíritas e aos evangelizadores espíritas da infância:

  • Desenvolver, divulgar e dinamizar o trabalho da Evangelização, qualificando a Infância;
  • Trabalhar no reconhecimento do objetivo primordial da evangelização infantil: a transformação moral da criatura pelo processo dinâmico de conhecer as verdades, conhecer a si mesmo e renovar-se;
  • Conscientizar que Evangelização Espírita é levar a criança ao conhecimento de si mesmo, integrando-se consigo, com o próximo e com DEUS, na vivência da moral do Cristo.
  • Assegurar a formação inicial e continuada de trabalhadores da Evangelização como também a instrumentação desses para as ações com as crianças e junto às famílias;
  • Desenvolver ações que fortaleçam o compromisso de os evangelizadores com a tarefa a fim estimular a sua dedicação e permanência na mesma;
  • Promover e estimular a implantação, a implementação e integração da Evangelização Espírita da Infância na estrutura da Casa Espírita, conquistando o respeito e o espaço que a atividade merece e precisa, proporcionando apoio à sua organização.

Ações voltadas para o Movimento Espírita no geral:

  • Orientação e apoio aos órgãos de unificação e às Casas Espíritas quanto a tarefa de Evangelização;
  • Disponibilização dos materiais existentes relacionados à Campanha Permanente de Evangelização Espírita Infantil;
  • Encontros de Formação e Atualização para Educadores e Evangelizadores Espíritas da Infância;
  • Seminários para capacitação, troca de experiências e debates de temáticas da vivência do Evangelizador;
  • Mapeamento dos trabalhos desenvolvidos por Centros Espíritas na área da Infância da Regional de São Paulo.

Principais Atividades:

  • Visitas às distritais, levando seminários com temáticas que atendam às necessidades locais;
  • Reuniões mensais com os dirigentes/coordenadores da infância das distritais, municipaise intermunicipaisda USE Regional de SP realizadas naprópria sede da USE;
  • Capacitação aos trabalhadores da Evangelização da Infância;
  • Trabalho em parceria com o Departamento de Artes da Regional de São Paulo;
  • Ações conjuntas com o Departamento de Infância da USE Estadual SP.