Diretor: Renato Santos

Secretários: 

Rafaella Vieira - Administrativo
Giovanna Trevisan - Administrativo

Larissa Soares - Doutrina
Letícia Punski - Doutrina

Enzo Biolcatti - Artes
Laísi Rocha - Artes

Natalia Zagonel - Integração

E-mail: mocidade@useregionalsp.org.br

 

O que faz?

O Departamento de Mocidade é o resultado da união das Mocidades da capital de São Paulo. Unidas, as Mocidades desenvolvem o projeto de unificação do movimento espírita com os jovens da capital. Estruturado dentro da perspectiva do protagonismo juvenil.

 

Quais são seus objetivos?

Conforme artigo 2º de seu Regimento Interno, sempre guiado pela necessidade de unir os jovens para alcançar os objetivos de unificação, o Departamento de Mocidade da USE Regional de São Paulo  tem como objetivos:

  1. Coordenar e orientar os trabalhos de Mocidade Espírita na capital de São Paulo, visando sempre seu aprimoramento administrativo, doutrinário e artístico, com base nas obras codificada por Allan Kardec, para atender as finalidades que lhe competem;
  2. Sempre buscar o fortalecimento do Movimento de Unificação, com base no ideal de unificação patrocinado pela USE Local e Estadual;
  3. Orientar a organização e o funcionamento dos Departamentos de Mocidade dos órgãos da USE, e quando solicitado, os das sociedades espíritas.
  4. Manter estreito relacionamento com os demais departamentos da USE, visando uma colaboração mútua.

 

Qual a estrutura do departamento?

O DM/USE possui uma diretoria regional e secretarios para seu auxílio. Hoje o Departamento possui as secretarias: administrativa, de doutrina e de artes; havendo liberdade para os Órgãos criarem outras secretarias por suas demandas específicas.

Em vista da grande dificuldade em alcançar todas as mocidades, o DM possui órgãos distritais que dividem por zona a capital, agrupando Distritais da USE Regional de São Paulo para facilitar a atuação. Essas distritais possuem suas próprias secretarias. Cada órgão local possuem um Departamento de Mocidade, também constituídos por diretoria e secretarias.

Toda essa estrutura viabiliza a comunicação técnica entre os interessados, garante a capilaridade e acesso a todos os órgãos e, consequentemente, todas as mocidades.

 

Quais são as principais atividades e trabalhos do departamento?

Com o intuito de atender os objetivos, visando o fortalecimento dos laços de amizade, confraternização dos membros das Mocidades Espíritas, estudo da Doutrina Espírita, estímulo à vivencia dos princípios espíritas e incentivo à participação e integração dos jovens nos trabalhos de Mocidade Espírita e Movimento de Unificação, o DM/USE organiza Reuniões e Confraternizações durante todo o ano.

Anualmente são realizados dois  eventos de confraternização, sendo EDMEC (Encontro de dirigentes de mocidade espírita da capital) e a COMECAP (confraternização de mocidades espiritas da capital e arredores).

E mensalmente (sempre no 3º sábado do mês, às 14h00, na sede da USE) temos reuniões com os DMs dos órgãos locais. Venha participar conosco!

É necessário ressaltar que os Departamentos dos Órgãos Locais desenvolvem diversas atividades próprias durante o ano, sendo possível resumi-las em ações de confraternização, estudos, vivências, assistência social e palestras.